16 Super Dicas para Você AUMENTAR o seu Engajamento no Instagram em 2021

Que Danado é Engajamento? 

Engajamento é tudo que envolve a INTERAÇÃO dos seus seguidores nos seus posts do Stories, linha do tempo, através de curtidas, comentários, compartilhamento ou mensagens diretas no inbox, por exemplo.

Antes de Começar, Responda a Seguinte Pergunta: Como Está o seu Engajamento no Instagram?  

Tem aumentado? Tem diminuído? Continua igual? 

Primeiramente, entenda que essa oscilação é natural, e vem se tornando cada vez mais comum com o crescimento da popularidade da própria rede social. De tempos em tempos, o Instagram vai mudando as métricas  de forma que os algoritmos penalizem as publicações julgando se são ou se não são conteúdos relevantes. 

Caso as suas publicações não sejam relevantes e se você não acompanha essas mudanças adaptando os seus novos posts as novas exigências, o seu engajamento tende a cair.

Por que o Engajamento tem Caído Tanto Recentemente?

É comum a entregabilidade dos conteúdos cair, e consequentemente, também cair o engajamento. Quanto mais pessoas usam o Instagram, mais conteúdos surgem na rede, mais os usuários vão sendo bombardeados com a quantidade de conteúdos. 

Essa enxurrada de conteúdos, só faz aumentar a disputa pela atenção do público em tempo real, e se o seu não for relevante, tende a não ser tão amplamente distribuído pelos próprios algoritmos organicamente (de graça) dentro da plataforma. 

Vamos às 16 dicas:

1° Dica: Reciprocidade —  Troco Likes.

Não ser recíproco com os seus seguidores é um dos maiores erros que as empresas cometem. Se você deseja mais curtidas, mais comentários, mais compartilhamentos e afins, essas pequenas iniciativas devem partir de você mesmo. Use a lei da reciprocidade para interagir com o seu público. Segundo a lei do retorno, quanto mais você interagir com o seu público, responder às dúvidas e curtir as publicações deles, mais os seus antigos e novos seguidores tendem a fazer o mesmo por fazer. É o famoso troco likes.

2° Dica: Responda TODOS os Comentários/Perguntas/Dúvidas.

Nunca deixe o seu seguidor no vácuo. A dúvida dele pode ser importante, além do mais, pode ser a dúvidas e muitas outras pessoas. 

Porém atenção ao respondê-las!

Para o algoritmo, fazer comentários com emojis não conta como engajamento. Sempre responda a todos os comentários usando, pelo menos, 5 palavras. 

3° Dica: Faça Perguntas!

Sempre responda os comentários fazendo perguntas. Estimule o seu público a fazer um novo comentário. Quanto mais comentário o seu post conseguir nos primeiros 15 minutos, mais relevante será para os algoritmos. 

Já aproveita o ensejo e manda uma mensagem Direta no inbox do comentarista com textos e áudios. Também faça perguntas sobre a vida pessoal dela para demonstrar empatia.

4° Dica: Responda as Pessoas em Vídeo.

O impacto é absurdo quando você responde o seu público em vídeo nos Stories. E esse impacto é ainda maior se você respondê-la com um vídeo no Direct. 

Geralmente, as pessoas não esperam que você faça isso. Então, ela se sente especial.  E jamais responda a um comentário com um joinha.

5° Dica: Faça Postagens com Frequência. 

O pulo do gato não é postar centenas de conteúdos por dia, mas postar a quantidade mínima todos os dias. No começo, você pode não ter tantas ideias e produzir conteúdos valorosos diariamente é um pouco difícil, porém com a frequência vem a prática.

Tenha em mente que, quanto mais você vai postando, mais você vai pegando o jeito da coisa e assim, vai aumentando a qualidade do seu conteúdo. 

A grande sacada é fazer posts estrategicamente, dessa forma, você vai começar a perceber padrões: se foi a foto, se foi a dica, se foi o título ou se foi o horário, por exemplo.

6° Dica: Impulsione as suas MELHORES Postagens.

Sempre aconselhamos aos nossos clientes que façam uma reversa mensagem de, no mínimo, R$300 por mês para investir em impulsionamentos. 

Você pode aproveitar os posts que tiveram mais interação com o seu público de forma orgânica, pois se funcionou de graça, pagando tende a funcionar ainda mais.

7° Dica: Quanto Mais Posts por Dia, Melhor.

Utilize os recursos do Instagram, como: as enquetes, fazendo perguntas, tirando dúvidas e sempre estimulando o seu público a responder às suas postagens, tipo os Stories. Quanto mais o seu público se envolve com as suas publicações, mais aumenta o engajamento nos minutos mais importantes, e como consequência disso, as chances da sua publicação se destacar nas buscas são bem maiores.

Dica: Faça Stories a cada 2 Horas.

Muita gente não sabe, mas essa técnica vai ajudar os seus Stories a ficar sempre como as primeiras Histórias na linha do tempo dos seus seguidores, e se eles sempre abrirem os seus stories, melhor ainda. 

Se você postar todos os seus conteúdos de uma só vez,  dificilmente os seus seguidores vão ver até o final. Normalmente, as pessoas não têm paciência, e por causa disso, logo os seus Stories irão para o final da fila das Histórias dos seus seguidores, diminuindo drasticamente as chances deles voltarem a ver. 

Então, tente dividir estrategicamente seus conteúdos e vá disparando num intervalo de 2 horas ao longo do dia para que você sempre esteja nas primeiras opções dos seus seguidores, ampliando as chances de serem vistos pelo seu público.

9° Dica: Faça Lives.

Fazer vídeos ao vivo promove uma interatividade sem preço. Assim você consegue responder perguntas, tirar dúvidas, você provavelmente vai lembrar dos rostos e dos nomes do seu público, tudo isso em tempo real. 

Imagina a felicidade do seu cliente quando você falar ao vivo o nome dele?

Fazer Lives, tanto engaja no momento da Live, como depois, pois irá estimular os seguidores a buscar por você no Direct para tirar dúvidas que não deu tempo de serem esclarecidas durante a Live, ou mesmo para agradecer pela grande ajuda que você deu.

A quantidade de comentários e compartilhamentos durante o ao vivo também é absurda.

10° Dica: Troque Indicações com Outros Perfis.

A lei da reciprocidade tem um segundo efeito. 

O público que os seus parceiros já conquistou gostam e confiam neles, assim como o seu público confia e gosta de você. 

Por isso, aproveite o público que já é fiel aos seus parceiros em troca do seu. Então, compartilhe os posts deles, e peça para que eles compartilhem o seu em troca. Peça também para seus parceiros fazerem comentários, trocar likes e compartilhamentos nos Stories. 

11° Dica: Humanização.

Como humanizar a sua empresa? 

Mostrando os bastidores, a sua equipe, e as etapas de produção do seu produto ou serviço. Mostre também a sua vida pessoal, o seu dia-a-dia, no que você está trabalhando e o que você está fazendo. 

Agindo assim você irá engajar as pessoas e ainda vai humanizar a sua empresa.

12° Dica: Crie Títulos Chamativos na Capa dos seus Posts.

Essa técnica funciona bastante. 

Caso você não tenha tanta noção de como fazer títulos que chamem atenção, você pode terceirizar essa tarefa, contratando um redator que conheça as técnicas de como chamar a atenção das pessoas através de palavras, o que ficou bastante conhecido como Copywrite

Aqui na Mateus de Deus temos um time de redatores que vale muito a pena o investimento.

13°: Faça Posts em Formato de Carrossel.

13°: Faça Posts em Formato de Carrossel.  (H2)

Fazer posts em formatos de carrossel incentiva o usuário a rolar para o lado e, o algoritmo entende essa rolagem como engajamento. 

Então, estimular o usuário a rolar para ver as próximas postagens do carrossel vai aumentar o engajamento do post em questão. Além disso, caso o usuário não role, há uma grande chance de que a imagem que ele não viu porque não rolou apareça novamente no feed dele em outro horário. 

Já parou para analisar que algumas postagens que surgem na sua linha do tempo em formato de carrossel, aparece com a imagem do meio e não necessariamente a primeira?

14° Dica: Faça Chamada Para Ação nos seus Posts. 

Que nadando é Chamada Para Ação? 

São estímulos que você pode fazer para induzir o seu público a fazer uma ação. Essa ação no Instagram seria interagir com o seu post por meio de: comentários, joinhas, compartilhamentos, visitas ao seu perfil, visitas no seu site caso o link esteja na bio, etc. Peça também para salvarem a sua publicação. 

Faça Chamadas Para Ação ativamente em todos os seus posts, pois, geralmente, os usuários não sabem, e se você não instigá-los, eles não fazem.

15° Dica: Use Hashtags Relevantes na sua Publicação.

O que são hashtags relevantes? 

São palavras-chaves que estão diretamente ligadas com o seu produto/serviço ou nicho. Os usuários têm a opção de seguir hashtags, então, como quando você postar, as pessoas que visitarem a tag que você marcou na sua publicação, poderão conhecer o seu conteúdo. Com a ajuda delas, há uma grande chance de seu post aparecer no feed de pessoas que não lhe seguem ainda, nem conhecem a sua empresa, mas que podem passar a conhecê-la.

16° Dica: Use o Reels. 

Nos dias atuais, o Reels é a melhor ferramenta do Instagram para gerar engajamento de forma rápida e orgânica. Por isso, use com frequência o Reels para que o seu perfil cresça mais rapidamente.

Engajar as suas publicações no Instagram exige tempo e dedicação, não será do dia para noite que você vai estourar. Contudo, usar as ferramentas que a plataforma dispõe do jeito certo, acompanhar as mudanças dos algoritmos para evitar ser penalizado, entender o comportamento do seu público para criar posts estratégicos e manter a frequência das postagens para, gradualmente, ir aumentando a qualidade dos seus conteúdos, são tarefas que você pode fazer diariamente para alcançar os seus objetivos.

E eu estou a te ajudar a alcançar as suas metas no que for preciso. 

Fale comigo! 

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Assuntos relacionados