Saiba Como Usar a Poderosa Ferramenta do Marketing Digital para Negócio Local

pessoas-planejando_marketing

Será que tirar algumas fotos, gravar alguns vídeos e postar nas redes sociais é suficiente para converter em vendas?

A resposta é NÃO. Você até pode ter a famosa “sorte de principiante” mas, estatisticamente, não irá durar muito tempo. Para ter resultados mais consistentes e duradouros, antes de tudo, você precisa conhecer bem a sua Persona. Quediabéisso?

Diferente de Público Alvo, que tem uma ampla definição sobre o consumidor, a Persona é específica, indo muito além de informações genéricas como, idade, profissão e renda. 

A Persona, buscar conhecer verdadeiramente quem é o seu cliente ideal explorando suas dores, seus gostos, sonhos, como é que ela pensa, como se comporta, o que faz no tempo livre, quais lugares frequenta, quanto tempo fica navegando na internet, quais horários costuma acessar as redes sociais e muito mais.

Logo abaixo você consegue visualizar uma clara diferença entre: Público Alvo e Persona.

Agora que você já sabe quem é a sua Persona, é hora de aprender como fazer a Jornada do Cliente na sua empresa.

Muito conhecida como Funil de Vendas, a Jornada do Cliente são todas as etapas que a sua Persona passa, desde visualizar e curtir no Instagram a foto do seu produto/serviço, visitar o seu Site, mandar uma mensagem no Whatsapp até que, finalmente, se tornar um cliente. Esse processo de compra é chamado de Jornada do Cliente.

Mas Como Gerenciar e Automatizar esse Processo?

Simples. Através de um sistema de gestão de relacionamento eficiente com o seu cliente. Esse sistema é chamado de CRM (Customer Relationship Management). Com a ferramenta certa, torna-se fácil e automatizado para gerir informações como: cadastro de novos e antigos fregueses, registro de informações valiosas da Persona, quais produtos ou serviços são preferidos por eles, quando foram os seus últimos contato com a empresa, e uma infinidade de outras. 

E você ainda poderá armazenar todas essas informações em um banco de dados online para usá-las em estratégias de vendas, prestando ao seu cliente ideal um serviço personalizado, encantando-o do início ao fim.

O Avanço Das Redes Sociais.

O Seu Produto Pode Ser Encontrado na Loja Virtual do Facebook?

Com mais de ⅕ da população mundial, o Facebook é a maior rede social de todos os tempos, o que significa que a sua Persona usa o Facebook. Sabendo disso, por que o seu produto ainda não está lá? 

E não para por aí, essa mídia social traz novas funcionalidades a cada estação do ano, e a bola da vez é o Marketplace – uma Loja online dentro do Facebook. Esse novo recurso serve como uma espécie de feira-livre digital, onde você pode expor todo o seu catálogo, permitindo que toda a cidade de Sirinhaém – PE e região conheça os seus produtos/serviços e faça o seu pedido sem ao menos ter que pisar na sua loja. 

Então, vai deixar o seu produto/serviço de fora dessa arretada ferramenta?

O Seu Cliente Interage com a sua Empresa no Instagram?

O Instagram é a rede social do momento. Por meio dela é possível promover todos os seus produtos mantendo o seus seguidores (clientes) sempre informados das principais novidades. Essa ferramenta se tornou a queridinha das empresas, pois é ótima para alcançar novos públicos potenciais em grande escala e transformá-los em fiéis compradores.

Com ajuda de mecanismos virtuais que a ferramenta proporciona, como: Conta Comercial, Shopping online, Anúncios, Stories, Arrasta para cima e Reels, você consegue estimular o seu público a interagir com as suas publicações: dando likes, fazendo comentários e compartilhando seus produtos ou serviços com amigos. O clássico marketing boca-a-boca também acontece no mundo digital.

Uma de nossas parceiras que possui uma Loja de Produtos de Beleza na cidade de Sirinhaém – PE, dá um show de engajamento nos Stories do Instagram aproximando cada vez mais seus clientes da marca e, consequentemente, aumentando suas vendas.

 VOCÊ JÁ ESTÁ VENDENDO PELO WHATSAPP? Porque outros negócios já estão.

O Whatsapp para Empresas caiu nas graças dos micro e pequenos empreendedores devido ao leque de facilidades entre: Cliente X Empresa que esta rede social possibilita. 

A possibilidade de o cliente entrar em contato direto com a sua marca preferida para falar com a sua vendedora favorita sobre as novidades dos novos produtos/serviços, enviar áudios para tirar dúvidas, fazer e acompanhar seus pedidos, ver fotos e vídeos nos Stories da empresa para ficar por dentro do que está bombando no momento e muito mais, tem estreitado cada vez mais esse relacionamento

Além de fidelizar o consumidor, dá a ele a possibilidade de compartilhar com a sua lista de contatos (família e amigos), fazendo a empresa atingir novos e potenciais públicos, aumentando as vendas. 

Essa indicação acontece naturalmente por parte do cliente e, se caso você ainda não utiliza essa poderosa ferramenta para alavancar o seu faturamento, você certamente está deixando de ganhar mais e ainda está ficando para trás, pois o seu concorrente já usa o Whatsapp Comercial como estratégia de vendas.

Quer Mais Visibilidade para a sua Empresa na Cidade de Sirinhaém? Como está a sua Ficha do Google?

Para quem está buscando mais presença online na região, não só ter como também manter a ficha do Google Meu Negócio constantemente atualizada se tornou essencial. 

A maior vantagem dessa plataforma é que ela permite à sua empresa aparecer nas buscas orgânicas do Google e no Mapa da cidade de Sirinhaém – PE, sempre que qualquer pessoa procurar pelo seu produto nas proximidades. 

O Google Meu Negócio é um poderoso aliado na alavancagem da visibilidade digital do seu estabelecimento na região inteira, pois até turistas que estão só de passagem podem se tornar seus clientes. 

Espia só as vantagens de sua marca ter e manter a ficha do Google atualizada:

  • Você pode colocar o telefone (Whatsapp) da sua empresa;
  • O usuário vai saber como chegar sua loja através do GPS;
  • Você pode disponibilizar os dias e horários de funcionamento;
  • Acrescente horários de pico para melhorar a experiência dos seus clientes;
  • Você também pode postar fotos dos seus produtos/serviços;
  • Deixar links das suas redes sociais para o usuário acompanhar as novidades;
  • Você pode colocar o seu Site para o usuário conhecer mais sobre a empresa;
  • Os usuários poderão fazer avaliações dando estrelas e comentando o que achou da experiência;
  • O usuário também poderá postar fotos mostrando que visitou a sua loja.

Consegue visualizar as oportunidades que o seu negócio pode alcançar só por ter e manter atualizada a sua ficha no Google?

Quer Anunciar o Seu Negócio na Internet mas Não Sabe Como? Divulgar o Seu Catálogo no Google Ads, no Instagram Ads e no Facebook Ads Nunca foi tão Fácil.

Por que investir tempo e desperdiçar dinheiro com marketing off-line se o público está on-line? Eis a questão. Anunciando na internet você pode inovar, viralizar e direcionar o seu produto para o público certo, na hora certa, a custos infinitamente menores e de forma rápida, dinâmica e personalizada.

Com a ajuda dos algoritmos inteligentes que cruzam informações dos bancos de dados do Google, Instagram e Facebook, você poderá entender os hábitos e os comportamentos de compra da sua Persona, promovendo anúncios segmentados para cada uma delas. 

Lembra do ditado: quem não é visto não é lembrado? Com base nessa sabedoria antiga, de que outra forma seria possível estar presente no dia-a-dia do seu cliente se não por meio da internet?

Por que a Minha Empresa Precisa Ter um Site nos Dias de Hoje?

Porque os hábitos dos consumidores mudam constantemente. Antes de o cliente ir até a sua loja, ele irá procurar saber mais sobre o produto desejado na internet, isso se o seu cliente for até lá, pois a nova geração prefere fazer compras online e receber o produto no conforto da sua casa. 

E caso a sua empresa ainda não possui um Site, ou seja, uma Loja Virtual para expor os seus produtos/serviços, você está entregando de bandeja toda a clientela para a concorrência. 

Dois ótimos exemplos para afirmar essas mudanças são as videolocadoras, que faliram com a chegada da Netflix; e os restaurantes que estão cada vez mais perdendo clientes para os autônomos devido a praticidade do iFood.

Por essas e outras razões, a sua empresa necessita de um Website. Ter uma Vitrine Digital (site), além de colocar a sua marca na frente da corrida na disputa pela preferência do cliente, irá tornar o seu negócio mais forte para enfrentar qualquer crise.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Assuntos relacionados